O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Notícias

Carta Aberta ao Ministério da Educação

Postada em: 24/03/2015

Carta Aberta ao Ministério da Educação

Esplanada dos Ministérios

Brasília – DF

Exmº Sr. Ministro,

O Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC), desde 2004 reúne movimentos sociais, entidades da sociedade civil, universidades e instituições governamentais da sociedade paraense que compartilham princípios e buscam implementar políticas públicas, estratégias e experiências de educação do campo e desenvolvimento rural com qualidade sócio-ambiental para todos os cidadãos paraenses, especialmente para as populações do campo. Através dele tem-se fortalecido o Movimento Paraense por uma Educação do Campo como expressão de organização e mobilização pela construção de um projeto popular de desenvolvimento e de educação.

Ao longo de sua existência o FPEC tem mobilizado um número cada vez mais abrangente de sujeitos, instituições públicas, movimentos sociais e entidades não governamentais nos processos de definição e implementação de políticas e práticas educacionais sintonizadas com a realidade do campo, constituindo-se num espaço onde se manifestam as aspirações e reivindicações com relação à educação que se deseja serem concretizadas nas escolas do campo.

Com a SECADI, desde sua criação como SECAD em 2004 até sua transformação em 2011, temos estabelecido um diálogo intenso para assegurar o direito a educação e participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de políticas que levem em conta a diversidade da população brasileira. O diálogo com os Movimentos Sociais de todo o país, a parceria com Universidades e Organizações Não-Governamentais, a articulação com o Conselho Nacional de Educação e com secretarias estaduais e municipais de educação são demonstrações concretas da relevncia dessa secretaria para a realização das metas educacionaisprevistas no PNE, conforme sinaliza també o FONEC.

Para fortalecer essas práticas e consolidar as políticas públicas já instituídas, o Fórum Paraense de Educação do Campo se soma ao FONEC, no sentido de aguardar com expectativa a nomeação de uma pessoa que possa assumir a SECADI e dar seguimento às iniciativas e políticas que promoveram importantes avanços.

Por fim, referendamos também a indicação já dada pelos movimentos sociais e sindicatos do campo e da diversidade para que o nome de Eliene Novaes Rocha possa figurar como titular da SECADI.

 

Belém, 19 de Março de 2015.

Fórum Paraense de Educação do Campo

Fonte:FPEC