O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Notícias

Oficina sobre o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas

Postada em: 07/03/2019

Nos dias 15 e 29 de Março de 2019, no horário de 8:00 as 18:00h, estará sendo realizado no Auditório do Instituto de Ciências da Educação – Bloco B – UFPA a oficina "Conhecer e Agir com o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas".

A oficina tem como objetivos:
- Socializar um conjunto de estratégias político-pedagógicas e jurídicas reunidas no Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas, como respostas às agressões concretas e violações individuais sofridas por docentes, estudantes e escolas, neste contexto de ataque à liberdade de ensino e ao pluralismo de concepções pedagógicas e princípios previstos na Constituição Federal (1988);
- Valorizar o debate público sobre essas situações de agressões e violações como forma de enfrentamento de um conflito social gerado pelo desrespeito à autonomia e à diversidade de pensamento e constantes tentativas de coibi-las, através de ataques aos direitos e à democracia;
- Afirmar o dever de escolas, profissionais de educação e secretarias de educação de exercer suas funções de acordo com os princípios expressos na Constituição Federal e na LDB, de promover um ambiente democrático que resguarde a liberdade acadêmica e o pluralismo de concepções em um contexto de valorização profissional docente.

PROGRAMAÇÃO

15 de Março
8h às 10h – Análise de conjuntura, apresentando a importância e a estrutura do Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas - Adolfo Neto (FPEC-UFPA) e Marcelo Costa (OAB-PA).
10h às 12h – Bases e Estratégias Jurídicas do Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas - Ubiratan Cazetta (MPF) e Fábio Oliveira (OAB-PA)....
12 às 14h – Intervalo para o Almoço.
14h às 16h – Apresentar as Estratégias Político-Pedagógicas Comuns do Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas - Lúcia Isabel Silva - (CECNDE-UFPA).
16h às 18h – Grupos de Discussão para identificar ameaças por agentes externos e internos às escolas e pelas redes sociais – orientação – Salomão Hage (FPEC-UFPA).

29 de Março
8h às 10h – Socialização das ameaças identificadas nos Grupos de Discussão – Relatores dos Grupos.
10h às 12h – Debate sobre a apresentação dos Grupos, referenciado pelas estratégias reunidas no Manual de Defesa. contra a Censura nas Escolas -
12 às 14h – Intervalo para o Almoço.
14h às 16h – Grupos de Discussão para planejar a realização de oficinas sobre o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas, com estudantes e professores e demais integrantes da comunidade escolar.
16h às 18h – Avaliação da Oficina com a socialização do planejamento das novas oficinas sobre o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas.

Para se inscrever basta clicar no link abaixo.

https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdvTEYboKW22YA6pa…/viewform

Fonte:https://www.facebook.com/educampoparaense/