O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Notícias

PIBID PEDAGOGIA DA UEPA REALIZA EVENTO EM IGARAPÉ AÇU

Postada em: 07/11/2019

O subprojeto do PIBID de Pedagogia do Campus X que tem como proposta de ação: A Construção e o redimensionamento de práticas pedagógicas numa perspectiva lúdica: Um olhar para as classes multisseriadas nas escolas públicas das comunidades rurais do Município de Igarapé-Açu; objetiva organizar o II Seminário no intuito de socializar as diferentes experiências desse Programa que atualmente vem sendo desenvolvidas nas escolas públicas, tanto dos subprojetos vinculados à Universidade do Estado do Pará - UEPA como em outras IES. É importante ressaltar que a formação do professor para atuar na educação básica necessita de uma qualificação diferenciada e de qualidade para formar docentes que atuem nos diferentes níveis e modalidades de ensino. E temos plena certeza de que a formação inicial de professores constitui um fator indispensável e necessário na busca da qualidade social da educação.

Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sob a coordenação da CAPES, representa o interesse de um programa governamental em aperfeiçoar e valorizar a formação de professores que irão assumir a difícil tarefa de atuar na educação básica brasileira. Difícil, pois, considerando a dura realidade da escola pública e a cada vez mais complexa tarefa de ensinar. Assim, o Projeto do PIBID de Pedagogia do Campus X, tem intencionado subsidiar as professoras de uma escola multisseriada, nas suas práticas pedagógicas, trazendo neste bojo teorias já adquiridas dentro da universidade aliada à uma realidade da zona rural, considerando as atividades lúdicas como possibilidades de contribuir no processo de ensino e aprendizagem das crianças dessa escola. Por isso, a importância de promover esse Evento, onde teremos a oportunidade de conhecer as diferentes propostas do PIBIB que vem se desenvolvendo em outros espaços, numa perspectiva de aliar os conhecimentos prévios dos acadêmicos a uma experiência mais concreta e, assim, oferecer a possibilidade de construir de forma coletiva ações que possam elevar a qualidade e o redimensionamento de práticas pedagógicas diferenciadas e motivadoras para os alunos das escolas atendidas pelo Programa.

Por fim, não podemos deixar de ressaltar que a inserção efetiva dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da UEPA - Campus X nas ações do PIBID tem contribuído de maneira determinante na sua formação pessoal e profissional, possibilitando maiores oportunidades de reflexão, de produção teórica e de percepção da realidade da educação numa escola multisseriada na zona rural do Município de Igarapé-Açu.

Fonte:www.even3.com.br/PIBIDIG