Pular para conteúdo

EDUPESqAMAZÔNIA DIVULGA A RELAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

Postada em: 02 de dezembro, 2017 - 15h17

Confira a relação dos trabahos que serão socializados nos Círculos Temáticos: Educação e Pesquisa com os Povos da Amazônia.

Local: Salas do pavilhão "F" da UFPA - Pedagogia.

Horário: 14h 

 

 

GT. 1 - POVOS RIBEIRINHOS E PESCADORES

A INFÂNCIA E AS DIFERENTES POPULAÇÕES NA AMAZÔNIA

Janusa Adriana Maciel da Cruz

 

A MEMÓRIA DAS MULHERES FAZEDORAS DE CUIA

Mara Rita Duarte de Oliveira;

Gerlane da Silva Ferreira;

Marilia Fernandes

AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO ENQUADRAMENTO DOS POVOS RIBEIRINHOS E OUTRAS FORMAS DE INVISIBILIDADE

Jenijunio dos Santos

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS REGIÕES DAS ILHAS DE BELÉM E O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE

Simone de Souza Goiabeira;

Sheila Kaline Leal da Silva;

Priscila Dias Pinto

IDENTIDADE RIBEIRINHA NO CURRÍCULO E PRÁTICA DA ESCOLA DO CAMPO FLORÊNCIA INGLIS DE PAIVA, TOMÉ-AÇU – PARÁ.

Alandienis Souza Santos

JUVENTUDE DO CAMPO E EXPECTATIVA DE VIDA: UM ESTUDO NA COMUNIDADE DE BACURITEUA-BRAGANÇA- PARÁ

Viviane doa Santos Carvalho;

Georgina Negrão Kalife Cordeiro

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS ATIVIDADES DE PESCA DE CRIANÇAS DAS COMUNIDADES VILA NOVA, SANTO ESTEVÃO E BOA VISTA DO CALAFATE, RDS AMANÃ, AM.

Ana Paula de Sousa Souza; Edna Ferreira Alencar

SABERES TRADICIONAIS E RELAÇÕES INTER GERACIONAISNA PESCA ARTESANAL EM QUATIPURU-MIRIM TRACUATEU-PA

Jaime da Costa Pantoja; Daniel Silva Gomes; Iara Larissa Sousa Conceição; Luan Batista Silva de Sousa;  Maria de Lourdes de Sousa Silva

CAPITÃO, MAIUÍRA E AVOADO: ANÁLISE SEMÂNTICA DO VOCABULÁRIO DOS PESCADORES DO RIO ARIENGA

Edison Marinho Teles Filho
Diselma Marinho Brito

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS EDUCADORES: UMA CONTRIBUIÇÃO BILATERAL, ABAETETUBA-PA

Larisse Medeiros Gonçalves
Pedro Henrique da Silva Monteiro
Brisa Santos Abreu

“MERGULHAR NA MEMÓRIA PARA REVOLVER HISTÓRIAS”  : A REMEMORAÇÃO EM CONTAR HISTÓRIAS NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA

Adna Maely dos Santos Oliveira
José Guilherme Fernandes
Roberta de Sá Leitão Barboza

MODO DE VIDA RIBEIRINHO E A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE AMAZÔNICA NA ILHA DE SANTANA-AP: ANÁLISES PRELIMINARES

Suany Rodrigues da Cunha; Edicleuci Rodrigues Sá

MOVIMENTO RIBEIRINHO NO AMAZONAS: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA E EXISTÊNCIA DO POVO RIBEIRINHO NA ILHA PARANÁ DE PARINTINS

Edilson da Costa Albarado
Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves

PROFESSORAS RIBEIRINHAS: TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO SOCIAL EM PROL DA COMUNIDADE

Isabel Rodrigues

A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DOS ACORDOS DE PESCA EM CAMETÁ/PA: UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA OU UMA PRÁTICA DE RESISTÊNCIA?

Jose Domingos Fernandes Barra
Maiane  da Silva Valente
Maria Sales Soares

 

METODOLOGIAS DE MONITORAMENTO DA PESCA EM EVOLUÇÃO NA AMAZÔNIA

Renato Azevedo Matias Silvano
Keid Nolan Silva Sousa
Cristiane Vieira da Cunha

A INFÂNCIA REPRESENTADA ATRAVES DE DESENHOS NA COMUNIDADE PESQUEIRA PORTO-ALEGRE

Karla Oeiras de Almeida

José Guilherme Fernandes

FOTOGRAFANDO O SILÊNCIO: LEITURAS E ESCRITAS NO SERTÃO DAS ÁGUAS

Elizabeth Orofino Lucio

MITO E CIÊNCIA, OPOSTOS.  MITO E CIÊNCIA, OPOSTOS?

Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa
Dr. Salomão Antonio Mufarrej Hage

PESCAR PEIXES E SONHOS, NO BALANÇAR DAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS

Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão
Waldete Azevedo Medeiros Magalhães
Kelly Moraes de Almeida

O PROCESSO DE TRABALHO DAS MULHERES PESCADORAS DO SIRI VERMELHO (CALLINECTES BOCOURTI) NA COMUNIDADE PERERU DE FÁTIMA EM SÃO CAETANO DE ODIVELAS-PARÁ-BRASIL.

Olga Jamila Duarte

A VISIBILIDADE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DOS PESCADORES ARTESANAIS: LUTAS, DESAFIOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA REGIAO TOCANTINA

Jose Domingos Fernandes Barra
Maria Giovana Ferreira Veloso
Edicleia da Silva Ribeiro

RELATO DE VIVÊNCIA NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE RIO FURTADOS EM CAMETÁ – PA.

Anilson dos Santos Pinto
Camila dos Santos Ferreira

 

DEVOLUTIVA DE PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA-COLABORATIVA NO RIO TOCANTINS

Cristiane Vieira da Cunha
Priscila Kellen Alves de Lima
Sheila Kaline Leal da Silva
Simone de Souza Goiabeira

REDES DE FAZERES E SABERES TRADICIONAIS DE PESCADORAS E PESCADORES DE VILA CUERA EM BRAGANÇA-PARA

José de Moraes Sousa
Cléia Maria de Moraes Sousa da Silva
Zenúbia Oliveira Silva
Raimundo Nonato Santana
Alana Camila Furtado
Nádia Araújo da Rocha

MULHERES NA PESCA: PRÁTICAS E SABERES FEMININOS

Gislane Damasceno Furtado
Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

SABERES FEMININOS NA PESCA E A RELAÇÃO COM O COTIDIANO

Gisély Damasceno Furtado
Gislane Damasceno Furtado
Daiane Rodrigues Nunes

 

COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO EM ÁREA DE VÁRZEA-PA

Larisse Medeiros Gonçalves
Pedro Henrique da Silva Monteiro
Adriane da Costa Brito

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, ABAETETUBA.

Rosilda do Socorro Ferreira Vaz

ITINERÁRIOS MUSEOLÓGICOS SOBRE PATRIMONIO CULTURAL PESQUEIRO DO ESTADO DO PARÁ

Lúcia Santana da Silva

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO TERRITÓRIO RIBEIRINHO

Tereza Rose Souza de Almeida 
Jenijunio dos Santos

PRÁTICAS EDUCATIVAS POPULARES COM A JUVENTUDADE RIBEIRINHA: PENSAMENTO FREIREANO E RESISTÊNCIA NA AMAZÔNIA PARAENSE

Isabell Theresa Tavares Neri
Ivanilde Apoluceno de Oliveira

 

EXPERIMENTAÇÕES EDUCATIVAS NO DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TRADICIONAIS COM ALUNOS DE UMA COMUNIDADE PESQUEIRA

Alana Camila Furtado Ribeiro
Maiara da Silva Reis 
Gesiely Milena da Silva Lins
José de Moraes Sousa
Nailson Ítalo Crispim da Silva

SABERES TRADICIONAL E CIENTIFICO NA FLONA DE CAXIUANÃ COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EDUCAR PARA UMA NATUREZA SUSTENTÁVEL

Maria do Socorro de Andrade e Silva
Ana Claudia dos Santos da Silva

A CONTRIBUIÇÃO DA MULHER NA PROVISÃO FAMILIAR EM UMA COMUNIDADE PESQUEIRA DO NORDESTE PARAENSE

Nádia Sueli Araújo da Rocha
Sérgio Cardoso de Moraes
Alessandra Sampaio da Cunha
Ariadne da Costa Peres Contente
José de Moraes Sousa
Cléia Maria de Moraes Sousa da Silva

COMPARTINHANDO MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NA FLORESTA

Ana Claudia Silva

OS DESAFIOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS ENFRETADOS PELOS MORADORES DA ILHA RIO ABAETÉ, ABAETETUBA/PA

Tainara Sousa Duarte

Izabela Sousa da Costa

Kelly Moraes de Almeida

 

GT. 2 - POVOS INDÍGENAS

 

A CULTURA MATERIAL DO POVO AKRÃTIKATÊJÊ

 

Priscila Dias Pinto; Sheila Kaline Leal da Silva

A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA VOLUNTÁRIA EM GEOGRAFIA NA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA DA UEPA: ALDEIA ASSURINI DO TROCARÁ-PA.

 

Elson Mateus Monteiro Sousa

A PRÁTICA DO CATOLICISMO E PAJELANÇA EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA, TRADIÇÃO VERSUS RELIGIOSIDADE.

Ana Karolyne dos Santos Modesto; Débora Cristina Vales Costa; Elayne de Nazaré Almeida dos Santos.

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: DESAFIOS PARA A LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP

 

Tadeu Lopes Machado

A INCLUSÃO DE ALUNOS INDIGENAS COM SURDEZ NA ESCOLA WARARAAWA ASSURINI NA ALDEIA TROCARÁ NO MUNICÍPIO DE TUCURUI-PÁ

Maria Gorete Cruz Procópio
Tatiane do Socorro Correia Teixeira

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: PERSPECTIVAS E AVANÇOS NAS POLITICAS EDUCACIONAIS

Benedita Celeste De Moraes Pinto;

Susana Braga De Souza

HISTÓRIA, CULTURA E LINGUAGEM NA ALDEIA ANAMBÉ, NO MUNICÍPIO DE MOJU-PA.

Susana Braga de Souza
Benedita Celeste de Moraes Pinto

OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MEGA MINERAÇÃO E
OS INDÍGENAS AWÁ-GUAJÁ NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Aianny Naiara Gomes Monteiro
Sanmarie Rigaud dos Santos

“ENCONTRÃO” ANILZINHO: ORGANIZAÇÃO, LUTA E RESISTÊNCIA DE TRABALHADORES RURAIS NO BAIXO TOCANTINS.

José Rivaldo Arnaud Lisbo
Benedita Celeste de M. Pinto

“UMA ESCOLA NO MATO”: CRIANÇAS ASSURINÍ ATUANDO NOS DIVERSOS ESPAÇOS SOCIAIS

Benedita Celeste de Moraes Pinto
Maria de Fátima Rodrigues Nunes

O RITUAL DA FESTA DO MOQUEADO: EDUCAÇÃO E IDENTIDADE NA SOCIEDADE INDÍGENA TEMBÉ TENETEHARA. Júlia Cleide Teixeira de Miranda

 

GT. 3 - POVOS QUILOMBOLAS

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO CURSO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS PITIMANDEUA, SÃO PEDRO E ITABOCA

Carlos Allan Madureira Cruz ;

Fabricia Moura de Souza;

Roberto Vitor Oliveira Rodrigues

COMUNIDADES QUILOMBOLAS ÁFRICA E LARANJITUBA EM REDES: ARTICULAÇÕES E ESTRATÉGIAS UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MOJU-PA

Adele Teixeira dos Santos

LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO DAS PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELOS MORADORES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ITAPERUÇÚ BAIÃO

Erenilce Leite do Carmo; 
Tiago Correa Saboia

TERRITÓRIO E IDENTIDADE QUILOMBOLA EM TRACUATEUA/PA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E AFIRMAÇÃO CULTURAL.

Fabrício Rodrigues dos Santos

 

OS OLEIROS E A EDUCACIONAL ESCOLAR E NÃO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO RIO IPANEMA/ABAETETUBA

Rosenilda Botelho Gomes;

Janete Rodrigues Botelho;

Francinei Bentes Tavares

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO CURSO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS PTIMANDEUA, SÃO PEDRO E ITABOCA.

Carlos Allan Madureira Cruz
Fabricia Moura de Souza
Roberto Vitor Oliveira Rodrigues

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONTEXTOS URBANO E RURAL

Jaine Ferreira Lopes
Luzia Camila Silva dos Santos
Patricia Ellen Costa da Silva

IDENTIDADE, CULTURA E RELIGIÃO QUILOMBOLA: UM OLHAR ENVOLVENDO OS AÇOITES SOCIAIS SOFRIDOS PELOS FILHOS DA NOITE NA COMUNIDADE DO CACAU- PA

Rafaela do Socorro Moraes Favacho
Jaine Ferreira Lopes
Airton Pereira dos Reis

 

MULHERES DO QUILOMBO DE ICATU: SABERES, PODERES, RELIGIOSIDADE E EMPODERAMENTO DE LIDERANÇAS FEMININAS.

 

Benedita Celeste de Moraes Pinto
João Paulo Alves Costa

OS OLEIROS E A EDUCACIONAL ESCOLAR E NÃO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO RIO IPANEMA/ABAETETUBA

Rosenilda Botelho Gomes
Janete Rodrigues Botelho
Francinei Bentes Tavares

REDISCUTINDO O QUILOMBO: UM BREVE ENSAIO BIBLIOGRÁFICO.

José Rodrigo Pontes dos Santos
Lucia Isabel da Conceição Silva

SABERES TRADICIONAIS DA "DONA ZINHA" NA ESCOLA E.M.E.I.F NOSSA SENHORA DA PROVIDÊNCIA E A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL QUILOMBOLA EM IRITUIA –PA

Rogerio Andrade Maciel
Wanessa Rafaela Andrade Maciel
Geisa Bruna de Moura Ferreira

CURRÍCULO, TERRITÓRIO E DIVERSIDADE: O EIXO INTEGRADOR DAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE MOJU-PA

Hellen do Socorro de Araújo Silva
Ana Cláudia da Silva Pereira
Maria da Conceição dos S. Costa

A REPRESENTATIVIDADE AFRO BRASILEIRA NAS
INICIATIVAS COMUNITÁRIAS DO BAIRRO DA TERRA FIRME

Leidiane Maciel Leal
Helena do Socorro Alves Quadros

A ECOLOGIA DOS SABERES E OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM SALVATERRA: ENSINANDO E APRENDENDO PARA ALÉM DA COLONIALIDADE DO SABER, DO PODER E DO SER

Flavio Bezerra Barros
Maycom Douglas F. do Nascimento

JUVENTUDE QUILOMBOLA: PROJETOS DE VIDA, SONHOS NUMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ABAETETUBA-PA.

Ana Carla Vieira Pimentel
Denise Machado Cardoso

 

COMUNIDADES QUILOMBOLAS: TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO

Izabela Sousa da Costa
Kelly Moraes de Almeida
Tainara Sousa Duarte

MEMÓRIAS E OS SABERES CULTURAIS DOS VELHOS QUILOMBOLAS

Alessandra Pereira de Carvalho Veloso
Nazaré Cristina Carvalho

TRAVESSIAS, SABERES E IDENTIDADES AMAZÔNICAS: ASPECTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Eliana Pojo

Praticas Educativas Quilombolas: Aceitação,  rejeição e disputa entre o oral e o escrito

Mayre Dione Mendes da Silva Mascarenhas
Carla Joelma de Oliveira Lopes
Carlos Alberto de Souza Mascarenhas

 

GT. 4 - POVOS EXTRATIVISTAS

A RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E OS SABERES-FAZERES SOCIOCULTURAIS PRESENTES NA COMUNIDADE "VILA CUÉRA  " NO MUNICIPIO DE BRAGANÇA-PA: UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA

 

Samuel Antonio Silva do Rosário;

Luis Junior Costa Saraiva

A TRADIÇÃO E A FÍSICA: A RELAÇÃO ENTRE OS FENÔMENOS FÍSICOS E OS SABERES-FAZERES SOBRE A CERÂMICA CAETEUARA DA COMUNIDADE "VILA CUÉRA " NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA

Samuel Antonio Silva do Rosário

Sergio Ricardo Pereira Cardoso

RESERVA EXTRATIVISTA MARAJOARA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS CURRICULARES EM ESCOLA DE RESEX NO MUNICÍPIO DE SOURE

Wagner Neves Magno

Ana Claudia da Sila Pereira

Edel Moraes Tenório

EXPERIÊNCIAS DE UM PESQUISADOR MIRIM NA COMUNIDADE DE ARACI EM SANTA BARBARA DO PARÁ

Jôubert Sabino Da Silva Nunes

Luana de Carvalho Sousa;

 

A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS VENDEDORES DO MERCADO DO VER-O-PESO, BELÉM-PA

Gabriela Mardock de Carvalho
Oliver dos Passos Lisboa
Luiz Felipe Airosa Gonçalves

RESERVAS EXTRATIVISTAS NO CAMPO DAS POLÍTICAS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E POPULAÇÕES RESIDENTES

Walcicléa Purificação da Silva Cruz

EXTRAÇÃO DO PALMITO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE: ESTUDO DE CASO NA VILA MAIAUATÁ, IGARAPÉ-MIRI/PARÁ/BRASIL

José Benedito Farias Nonato

GT. 5 - POVOS ASSENTADOS E ACAMPADOS

A DINÂMICA DOS HOMENS E MULHERESDAS ÁGUAS DO PROJETO ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA ILHA PARURU,REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS – PÁ

Josivaldo Correa Pantoja; Nazareno do Socorro da Silva Oliveira

A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PROF. JEAN HÉBETTE: UMA PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CONSTRUÇÃO NA AMAZÔNIA

Idelmar Silva dos Santos; Damião Solidade dos Santos

 

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SUA TRAJETÓRIA HISTÓRICA

 

Damião Solidade dosSantos

A PRÁTICA CURRICULAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESPAÇO DE DESVIOU DA FUNÇÃO DOCENTE, EM ESCOLAS DO CAMPO.

 

Maria do Socorro Dias Pinheiro

DESENVOLVIMENTO RURAL, AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA: O QUE A EXPERIÊNCIA DO MST TEM A REVELAR?

Miqueias Rodrigues Ferreira; Sérgio Roberto Moraes Corrêa; Daniel de Lima Arruda

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MOVIMENTO SEM TERRA E ESCOLA MODERNA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE CÉLESTIN FREINET, PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MST.

Xavier Van Welden

EDUCADORAS EGRESSAS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PROCAMPO /IFPA CAMPUS DE CASTANHAL EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA NO NORDESTE PARAENSE

 

Márcia Cristina Lopes e Silva

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS PARA UM PROGRAMA DE USO PÚBLICO QUE GARANTA A PARTICIPAÇÃO SOCIAL: O CASO DO MOSAICO DE CARAJÁS, PARÁ, BRASIL.

Priscila Kellen Alves de Lima; Cristiane Vieira da Cunha; José Pedro de Azevedo Martins

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NO ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA.

Maria Alves da Silva; Maria Gessikelly Firmino; Carlos Renilton Freitas Cruz

O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTENCIA ESTUDANTIL E SUA RELAÇAO COM OS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIFESSPA

Sheila Kaline Leal da Silva
Priscila Dias Pinto
Simone Souza Goiabeira

OS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EUDCAÇÃO DO CAMPO COMO INSTRUMENTO DE LUTA PARA OS POVOS TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA

 

Márcia Mariana Bittencourt Brito

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: SONHO, ARTICULAÇÃO E EXPERIÊNCIA EM NOVO REPARTIMENTO

Antonia Cleia Silva Santos;

Damião Solidade dos Santos

REPRESENTATIVIDADE, LUTA COTIDIANA E A RESISTÊNCIA DE MULHERES: UM DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE ENVOLVENDO OS PAPEIS DE GÊNERO E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ASSENTAMENTO JOÃO BATISTA EM CASTANHAL-PA

Suzanna Alves Penha;

Camila Daniele dos Santos Costa;

Josiele de Souza Morais

MST E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: História e resistência no Assentamento João Batista

Helio Mastroianni Martins da Paixão;

Jaine Ferrira Lopes;

Glenda S. M. Mendes

 

A ESCOLA DO CAMPO NA VISÃO DOS SEUS SUJEITOS

Zenaide Teles de Oliveira
Débora Mate Mendes
Mellissa Sousa Sobrinho

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MOVIMENTO SEM TERRA E ESCOLA MODERNA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE CÉLESTIN FREINET, PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MST

 

Xavier Van Welden

 

MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMAZÔNIA:  O PLURALISMO RELIGIOSO NO ASSENTAMENTO MST JOÃO BATISTA – CASTANHAL- PA

Rafaela do Socorro Moraes Favacho
Raiane da Silva e Silva 
Airton dos Reis Pereira

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO: METODOLOGIAS E PRATICAS NO ASSENTAMENTO JOÃO BATISTA – CASTANHAL – PA

Jaime Alessandro de Souza Rocha
Rosinete do Socorro da Costa Silva
Caroline das Graças dos Santos
Flavia Correa Barata

O ENSINAR E O APRENDER A LER NA INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA PEDRO FERREIRA COSTA- VILA ITAIPAVA

Guilherme Sousa
Kleise Oeiras de Almeida
Raimundo Gomes de Souza

O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA E O DECRETO Nº 7.352/2010

Maria Elcineide de Albuquerque Marialva

EDUCAÇÃO DO CAMPO, LUTAS CONTRA-HEGEMÔNICA E OS DESAFIOS DA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA NO MST: UM ESTUDO A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

Sérgio Roberto Moraes Corrêa
Maycom Douglas F. Nascimento

“O PROTAGONISMO JUVENIL NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO NAS COMUNIDADES DO ENTORNO DA RESERVA BIOLOGICA DO TAPIRAPÉ, MARABÁ/PA

Ozielina Vieira Leite
Dalcione Lima Marinho
Waciclea Purificação da Silva Cruz

A EDUCAÇÃO E A LUTA PELA CONSTRUÇÃO DA TERRITORIALIDADE NOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRARIA: UM OLHAR PARA A ESCOLA ROBERTO REMIGI NO ASSENTAMENTO JOÃO BATISTA II.

Maria Celeste Gomes de Farias

Joel Dias da Fonseca

Maria Divanete Sousa da Silva

Darinez de Lima Conceição

Layane Queiroz Ramos Lira

Alessandra Dias Brito

RELATO DE EXPERIÊNCIA: MST – LUTAS E VIVÊNCIAS PELO OLHAR DOS SEM TERRINHAS. Kelly Moraes de Almeida
Isabela Sousa da Costa
Ana Paula Santos Pimentel

 

 



Outras notícias