Pular para conteúdo

Nas últimas décadas, as populações organizadas do campo de várias regiões brasileiras, têm lutado pelo reconhecimento e inclusão da educação do campo, nas agendas nacional, estadual e local, assumindo-se como sujeitos de direitos.

Neste contexto, surge o Movimento Paraense Por Uma Educação do Campo que reúne, através do Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC), EntIDades da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Instituições de Ensino, Pesquisa, órgãos governamentais de fomento ao desenvolvimento e área educacional da sociedade paraense, que, compartilhando princípios, valores e concepções político pedagógicas buscam defender, implementar, apoiar, fortalecer políticas públicas, estratégias e experiências de educação do campo com qualIDade social para todos/as os/as cIDadãos/ãs paraenses, sobretudo para as populações do campo, respeitando as diferenças culturais, geográficas, econômicas, sociais e étnicas dos povos da Amazônia. O Portal da Educação do Campo no Pará se constitui como um dos instrumentos da política de comunicação desse Movimento.

Atuando em todas as mesoregiões do Pará, a luta do Movimento é pela garantia da qualIDade da educação do campo nesse grandioso estado com extensão de 1.248.042,515 km², divIDIDo em 144 municípios, é o segundo maior estado do país e o mais populoso da região norte, de acordo com o Governo do Estado (http://www.pa.gov.br/O_Para/opara.asp).

Diante desse panorama é importante conhecer os Fóruns Regionais de Educação do Campo no Pará que compõem o FPEC e atuam no fortalecimento do movimento: 

  • Fórum de Educação do Campo do Sul e Sudeste do Pará
  • Fórum de Educação do Campo da Região Tocantina
  • Fórum de Educação do Campo de Altamira e Xingu
  • Fórum de Educação do campo do Marajó
  • Fórum de Educação do Campo do Baixo Tocantins/ GEPECART
  • Fórum de Educação do campo do Caeté/ GEPEBRID
  • Fórum Regional de Educação do Campo do Guamá