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O Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra da Amazônia Paraense é a expressão de uma caminhada tecIDa coletivamente entre o Fórum Paraense de Educação do Campo e o poder público no Estado e municípios paraenses, oferecendo qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental (MEC).

 

O programa visa ampliar o acesso e a qualIDade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessIDades e pluralIDade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo. 

 

O Pará participou da experiência do Programa Piloto implementado pelo MEC em  doze Estados brasileiros, desenvolvIDo entre os anos de 2005 e 2008.   Na ocasião a Proponente e responsável financeiro foi a UNDIME, que articulada pelo e com o Fórum Paraense de Educação do Campo e demais parceiros, entre os quais as IES Públicas (UFPA, UEPA e UFRA) e a Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, aliada ainda a entIDades e movimentos sociais a exemplo da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAGRI), Associação das Casas Familiares Rurais (ARCAFAR/Norte) e Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), cuja experiência no Estado abrangeu 15 (quinze) municípios e a oferta de 760 vagas.

 

Implementado em 2005, a ação que se  denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois  ao  Programa Nacional de Inclusão de Jovens  (Projovem), cuja a gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalIDades, Adolescente, Trabalhador e Urbano (MEC).


Em 2008, foram aprovados projetos de 19 estados e 19 instituições de Ensino Superior públicas, os quais estão sendo executados com a meta de atender a 35 mil jovens agricultores familiares. Em 2009 foram aprovadas 30.375 novas vagas a serem ofertadas por secretarias estaduais de educação de 13 estados (MEC).


Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecIDo em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunIDade. O formato do programa é de responsabilIDade de cada estado, de acordo com as características da ativIDade agrícola local (MEC).

 

QUEM SOMOS

            O Programa Saberes da Terra é executado no Estado do Pará pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação/ UNDIME e pela UniversIDade Federal do Pará, cujo financiamento é do Ministério da Educação em articulação com o Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Destaca-se que o Programa está implantado em 15 municípios paraenses: Juruti, Concórdia do pará, Ipixuna do Pará, Santa Luzia, Paragominas, Viseu, Breves, Portel, S. Sebastião da Boa Vista, Igarapé-Miri, Moju, Marabá, Xinguara, Medicilândia e Uruará.

O QUE FAZEMOS

            O objetivo geral do Programa Saberes da Terra é formar jovens agricultores em nível de educação fundamental e qualificação profissional, cuja certificação é a escola Agrotécnica Federal de Castanhal/ EAFC. O Programa Também atua na formação de educadores do campo que formam os jovens agricultores.>


PRINCIPAIS AÇÕES

            O Programa atende 760 jovens agricultores de 15 a 29 anos, na ModalIDade EJA – Ensino Fundamental completo com qualificação social e profissional inicial para atuar junto as suas comunIDades e será executado num período de dois anos (2006-2008).
            A proposta do Programa se concretiza através da Pedagogia da Alternância e o Currículo Integrado se Organiza a partir do tema gerador Agricultura Familiar e SustentabilIDade na Amazônia e dos seguintes eixos temáticos:

            - Agricultura familiar: Gênero, raça, etnia e IDentIDade cultural;
            - Organização Social, políticas públicas e cIDadania no campo;
            - Sistemas de produção e processos de trabalho no campo; 
            - Desenvolvimento sustentável, economia solIDária e enfoque territorial.

Saiba mais

PPP Saberes da Terra da Amazônia Paraense

 

Instrumentos Diagnósticos e de Acompanhamento

Acompanhamento Pedagógico

 

Avaliação de Oficina

 

Cadastro dos/as Formadores/a

 

Coordenador Pedagógico

 

Diagnóstico dos Jovens

 

Formação Continuada

 

Gestão do Programa

 

Avaliação da I Oficina Pedagógica Estadual

 

Relatório IndivIDual de AtivIDades

 

Relatório IndivIDual de Viagem

 

Diagnóstico Preliminar de Turmas no Município