Pular para conteúdo

O Fórum Regional de Educação do Campo-Tocantina II, constitui-se num importante marco no processo de organização e diálogo sobre as políticas de Educação do Campo. A intenção de aproximar os atores envolvIDos busca atribuir caminhos para a constituição de políticas públicas capazes de responder os grandes desafios que no início do milênio apontam para a formação educacional do campo.

Segundo Regimento do Forecat II,Art. 1º _ O Fórum Regional de Educação do Campo Tocantina II doravante também denominado FORECAT, constitui-se numa articulação de Instituições de Ensino, Instituições de Pesquisa, Órgãos Governamentais de fomento ao desenvolvimento e da área educacional, EntIDades da sociedade civil e Movimentos Sociais da sociedade, que compartilhando princípios, valores, concepções político-pedagógicas comuns sobre a educação do campo e desenvolvimento rural, sustentável e solIDário que buscam defender, implementar, apoiar, fortalecer políticas públicas, estratégias e experiências de educação do campo e desenvolvimento rural com qualIDade social para todos/as os/as cIDadãos/ãs da região Tocantina II, particularmente para os municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Concórdia do Pará, Limoeiro do Ajuru, Igarapé Miri, Moju e Tailândia sobretudo para as populações do campo, aqui entendIDas como: agricultores/as familiares, indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, pescadores e assentados. (REGIMENTO FORECAT-Art 1ª)

 

Marcos Históricos do FORECAT:

Março de 2006: Os Municípios de Igarapé-Miri e Moju foram contemplados com 02 turmas, cada um, do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense.

Janeiro de 2007: Em um encontro de Secretários Municipais de Educação no Município de Igarapé-Miri, o professor da UFPA Afonso Welligton, propôs aos secretários ali presentes uma reunião em outro momento para os municípios dialogarem sobre Educação do Campo e também a possibilIDade de criar um Fórum.

Fevereiro de 2007: Começaram as reuniões semanais em Abaetetuba, no Campus da UFPA.

Março de 2007: Com III Seminário de Educação do Campo e I Seminário de Juventude do Campo se aproximando, surge então a vontade e a necessIDade de instituir realmente o Fórum Regional.

Março de 2007: Foi convocada uma assembleia com os municípios envolvIDos, movimentos sociais e entIDades parceiras, a fim de realizar o I Seminário Mesoregional de Educação do Campo da Tocantina II. 

26 e 27 de Abril de 2007: Aconteceu o I Seminário Regional de Educação do Campo da Tocantina II, no Centro de Treinamento Tipiti, localizado na Vila Murutinga, estrada de Igarapé-Miri.

Abril de 2007: Finalmente o Fórum é instituído.

Abril de 2007: Após o I Seminário foi criada uma comissão, com representantes das Secretarias Municipais de Educação e dos Movimentos Sociais, tendo por objetivo dar continuIDade aos trabalhos do Fórum Regional.

06 de Junho de 2008: I Diálogo sobre Educação do Campo da, Mesoregião Tocantina II, com o tema: “Escola do Campo: afirmando direitos, conquistando IDeais” e com o objetivo de discutir políticas de melhorias para as escolas do campo do Baixo Tocantins.

Agosto de 2008: As reuniões deixam de acontecer apenas no Campus da UFPA – Abaetetuba e fica alternando por lugares diferentes, até finalmente passarem a ocorrer na Sede do SINTEPP em Abaetetuba.

Setembro e Outubro de 2008: Cresce a mobilização,  incentivados pelo Fórum e seus representantes, os municípios promovem algumas reuniões, porém um pouco tímIDas, começa também a mobilização para a participação do Fórum Regional no Fórum Social Mundial.

Outubro e Novembro de 2008: São realizados Seminários Municipais de Educação do Campo e, é criado o email do Fórum (forecat2@hotmail.com).

Dezembro de 2008: Reuniões sobre o Fórum Social Mundial, deliberação do trabalho a ser inscrito e mobilização com os Movimentos Sociais.

Janeiro de 2009: Inscrição do Trabalho: “Gestão das Águas e Educação Ribeirinha”. Mobilização dos Gestores Municipais para o Fórum Social Mundial.

Janeiro de 2009: Efetuadas pelo Fórum Regional de Educação do Campo da Tocantina II, a inscrição de 500 (quinhentos) participantes para o Fórum Social Mundial.

Janeiro de 2009: Realização de Mini-fóruns nos municípios como preparação para o Fórum Social Mundial.

Março de 2009:  Reunião para definir o “Calendário de AtivIDades do FORECAT 2009” e  Avaliação da participação no Fórum Social Mundial.

Março de 2009: A partir do Calendário, é definIDo reuniões mensais, exceto quando necessário, reuniões extraordinárias.

Março de 2009: Com o objetivo de descentralizar, as reuniões passam a acontecer cada mês em um dos Municípios que compõem o Fórum.

Junho de 2009: Definição de data e local do II do Seminário Regional de Educação do Campo da Tocantina II e encerramento das ativIDades do 1º semestre de 2009.

 

Forma de Organização:

As instâncias do Fórum são:

I .  Assembléia Geral

II . Coordenação Colegiada.

III. Coordenação Executiva.

IV. Conselho Fiscal

A Assembléia Geral, instância máxima do Fórum, congrega todas as Instituições, EntIDades e Movimentos sociais que subscevem a Declaração de Principios, Objetivos e FinalIDades.

A Coordenação Colegiada do Fórum é seu órgão de direção e sará constituIDo por representantes de Instituições, EntIDades e Movimentos Sociais dos municípios que compoem o fórum.

A Coordenação Executiva é órgão de direção executiva e será composta por:

I-Dois representantes titulares de secretarias municipais de educação dos municípios que compoem o Colegiado;

II-Três representantes titulares dos movimentos sociais que compoem o Colegiado;

III-Um representante titular de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas que compoem o Colegiado.

Composição:

São Membros do Fórum as Instituições de Ensino, Pesquisa, Órgãos Governamentais, EntIDades da sociedade civil e Movimentos sociais da região tocantina que fizeram adesão ao fórum sociedade paraense, que compartilhando princípios, valores, concepções politico-pedagógicos comuns sobre a educação do campo e desenvolvimento rural, subscrevem a Declaração de Principios, Objetivos e FinalIDades do Fórum.

  •  

São  atribuíções da Assembléia Geral:

I . propor e aprovar as diretrizes gerais do Fórum;

II . deliberar sobre assuntos de interesse do Fórum;

 

Compete à Coordenação Colegiada:

I . implementar o Fórum;

II. propor e articular, dinamiza e promover ativIDades que visem a consecução dos Principios, Objetivos e FinalIDades do Fórum;

III. acompanhar, participar e apoiar as ativIDades e experiências das Instituiçõs, EntIDades e Movimentos sociais participantes do Fórum;

IV . criar comitês, grupos de trabalho e comissões com objetivos e metas especificas para atender às finalIDades e objetivos do Fórum;

V . informar as Instituições, EntIDades e Movimentos sociais participantes do Fórum, das ativIDades e articulações desenvolvIDas;

VI . convocar e realizar Assembléias Gerais.

 

-Atribuíções da Coordenação Executiva:

a) convocar reuniões mensais da coordenação colegiada;

b) coordenar as reuniões mensais e anuais do fórum;

c) executar as ações definIDas coletivamente pela coordenação colegiada;

d) encaminhar as proposições aprovadas nas reuniões da coordenação colegiada e da assenbleia geral;

e) articular ações, em conjunto com entIDades, instituições e movimentos sociais que compoem o fórum ou que venham compô-lo;

f) convocar reuniões junto aos órgãos públicos para discutir políticas públicas  voltadas à educação do campo;

g) implementar agenda de trabalho definIDa pela coordenação colegiada;

h) coordenar eventos nacionais, estaduais, regionais e municipais no ambito educacional, cultural, artistico, cientifico, academico, entre outros;

i) coordenar o processo formativo dos membros do fórum;

j) organizar as prestações de contas e encaminhar ao conselho fiscal, para serem analisadas e aprovadas pela assembleia geral, posteriormente

 

Atribuições do  Conselho Fiscal:

I - analisar e emitir parecer dos recursos financeiros administrados pela Coordenação Executiva;

II - acompanhar a aplicação de recursos do fórum;

I - encaminha os pereceres financeiros à assembleia geral.

 

Ações desenvolvIDas:

I SEMINÁRIO FORECAT II: DATA: maio de 2007; LOCAL Tipiti (Estrada de Abaetetuba);

II SEMINÁRIO FORECAT II: DATA: outubro de 2009, no município do Moju.

I Fórum de Avaliação e Planejamento e II Seminário de Planejamento dos Campus de Abaetetuba,  realizado no período de 13 a 15 de junho de 2011, no Auditório “Cabanagem”

Reunião de organização do seminário do FORECAT nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2011 no município de Abaetetuba.

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO FORECAT - TEMA: “SOME ESTADUAL E MUNICIPAL: uma discussão necessária à superação de desafios” - Data: 17 e 18 /05/11;Local : Acará

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO FORECAT e I ENCONTRO DE ESTUDANTES DO PROCAMPO- Data: 20, 21 e 22 de outubro de 2011 - LOCAL: Município de Abaetetuba;

  • Tema: EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONTEMPORANEIDADE: políticas públicas, saberes e IDentIDades;
  • Público alvo: pesquisadores, educadores, movimento social e sindical ligados ao debate da educação do campo e governos locais e estaduais para socializar.

ENCONTRO FORECAT II-(13/11/2011)- PROCAMPO, tema para discussão Qual o papel da UniversIDade e do FORECAT em relação ao PROCAMPO? - Local: Campus Universitário do baixo Tocantins

18/12/2012 Reunião do PARFOR

19/12/2012 Reunião de Abaetetuba, SEMEC, SINTEPP, STTR,MORIVA. Na UFPA às 17h

27/12/2012 Apresentação do FORECAT, CONFRATERNIZAÇÃO.

27 E 28 DE FEV 2013 (FORMAÇÃO POLITICA DO FORECAT).

IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO TOCANTINA II - tema “Currículo e DiversIDade Cultural e 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL AMAZÔNIA TOCANTINA-UFAT - DIAS:  08 e 09 de novembro de 2013 LOCAL: Igarapé - Miri

 

  • :

PRESENTES

REPRESENTAÇÃO

CONTATOS

01

João Andrade

SINTEPP/Abaetetuba

81447471

02

Maria do Parto

 MORIVA E Secretária Executiva do FORECAT

92158327 - mariadoparto@gmail.com

03

Odineth Poça

SEMED/Barcarena

91399856/88714896/37543083-casa/37531149-SEMED – odinethdebarcarena@gmail.com/nethp@hotmail.com

04

Gersom Dourão

SINTEPP/Moju

91466465/83106895 - gdourao@yahoo.com.br / gdourao@hotmail.com

05

Divino Rogério

MORIVA

91693664

08

Jucirlei

AMIA

jucirleimat@yahoo.com.br

10

Roseane Peixoto

SEMED/Abaetetuba

educ.docampoabaetetuba@hotmail.com /

11

Alexandre Damasceno

PROCAMPO

alexdamasco@gmail.com

12

Arleia Gordo

SINTEPP/Moju

a.jeorgea@hotmail.com

13

Antônio Pedro Gama

FETAGRE

ACARÁ

14

Lindalva Ferreira Costa

Coordenadora Executiva

ACARÁ

15

José Ronaldo Paiva dos Santos

SEMEC

ACARÁ

16

Maria da Paz de Miranda

SEMEC

ACARÁ

17

Izabel Pacheco Barbosa

SEMED- Coord. do Campo.

BARCARENA

18

Leila SilvaCosta

SEMED- Chefa de Gabinete.

BARCARENA

19

Eni Naura Teixeira da Silva-D

SEMED- Suplente Coordenadora

MOJU

20

Fagner Santos C. Viana

SEMED

MOJU

21

Dalva Lopes Ferreira

SEMED

MOJU

22

MARIA BARBARA C.CARDOSO

COORDENAÇÃO DO CAMPO-SEMEC

ABAETETUBA

E-MAIL: Barbara.costa@csfx.org.br/91558092