Pular para conteúdo

CURRÍCULO E MULTISSERIE: o lugar do conhecimento científico e do saber local nas práticas educativas de uma escola na comunidade do livramento.

Autor(es): JOEL DIAS DA FONSECA / Ano: 2016 / Categoria: TCC

Resumo:

O estudo em questão se propõe a realizar uma abordagem referente ao diálogo entre o conhecimento científico e o saber local no contexto de uma escola multisseriada localizada na comunidade Nossa Senhora do Livramento, meio rural do município de Igarapé-açu. A abordagem busca destacar a relação que as educadoras da respectiva escola mantém junto a comunidade tradicional e descreve a organização do trabalho pedagógico e o processo de seleção dos conteúdos escolares junto aos alunos das turmas multisseriadas de modo a articular o conhecimento científico, expresso no currículo escolar e o saber local presente no modo de vida dos moradores do vilarejo. Desta feita, a pesquisa partiu de uma pesquisa bibliográfica, tendo como referência o conjunto de materiais elaborados e sistematizados sobre o campo da Educação do Campo e sua relação com as heterogeneidades sociais, culturais e produtivas presentes do espaço geográfico da Amazônia. Foi adotado como técnica de coleta a observação sistemática acompanhado da aplicação de roteiros de entrevistas com as professoras da referida escola. Os resultados reafirmaram a necessidade de dar continuidade a luta por um modelo de educação do campo, vinculada aos interesses e ao desenvolvimento sociocultural e econômico da população que vive e trabalha no campo, sem ignorar as especificidades históricas e culturais que constituem sua formação identitária.


Anexo(s):


Voltar