Pular para conteúdo

Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa

Autor(es): Edival Sebastião Teixeira; Maria de Lourdes Bernartt; Glademir Alves Trindade / Ano: 2008 / Categoria: Artigos e Textos

Resumo:

A Pedagogia da Alternância consiste numa metodologia de organização
do ensino escolar que conjuga diferentes experiências
formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo
como finalidade uma formação profissional. Esse método começou
a tomar forma em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno
grupo de agricultores franceses com o sistema educacional
de seu país, o qual não atendia, a seu ver, as especificidades da
Educação para o meio rural. A experiência brasileira com a Pedagogia
da Alternância começou em 1969 no estado do Espírito Santo,
onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas.
Não obstante, decorridos 40 anos de sua implantação no país, essa
proposta pedagógica ainda é discutida com pouca ênfase em nosso
meio acadêmico. Em projeto de pesquisa que vimos desenvolvendo,
realizamos um levantamento das dissertações de mestrado
e teses de doutorado brasileiras sobre Pedagogia da Alternância
defendidas entre 1969 e 2006. O objetivo deste artigo é mapear e
discutir essa produção, visando estabelecer um primeiro esboço do
“estado da arte” nesse campo de investigação. A revisão inclui 46
trabalhos, sendo 7 teses e 39 dissertações. Neste texto, apresentamos
as temáticas de estudo mais recorrentes, a distribuição regional
dessa produção e o que consideramos como consensos e limites
nesses trabalhos.


Anexo(s):


Voltar