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MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE: AÇÕES E REFLEXÕES QUE ARTICULAM PROTAGONISMO, PRECARIZAÇÃO E REGULAÇÃO

Autor(es): Salomão Antônio Mufarrej Hage; Carlos Renilton Cruz / Ano: 2015 / Categoria: Artigos e Textos

Resumo:

O artigo apresenta uma discussão sobre as contribuições do Fórum Paraense de Educação do Campo para a construção do Movimento de Educação do Campo no Estado do Pará, focando suas estratégias de organização e mobilização para o avanço de um projeto contra-hegemônico de desenvolvimento e de educação. Ele resulta de uma investigação bibliográfica, documental e de campo que resgatou a história e analisou a inserção da rede social que forma esse Movimento no Pará, identificando os participantes e inventariando as ações, experiências e estratégias que têm sido produzidas por esses sujeitos coletivos. Nesse momento, compartilhamos parte dos resultados dessa investigação, explicitando referências de protagonismo dos atores que compõem o Fórum: movimentos sociais do campo, universidades e setores do poder público estadual e municipais; de precarização da realidade educacional enfrentadas pelos sujeitos do campo; e do posicionamento quanto à regulação que se institui na relação das populações e movimentos sociais do campo com o Estado e as universidades por ocasião da implementação das políticas de educação do campo na atualidade.


Anexo(s):


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